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5 dicas para aumentar suas vendas online

Em uma época onde o consumidor anda cada vez mais informado e exigente, as empresas que não se adequarem a este novo cenário estão com os dias contados. Muitos varejistas já entenderam isso e estão colocando o consumidor no centro de suas decisões estratégicas.

Em palestra no evento Fórum E-Commerce Brasil 2015, Lisa Butler, VP Enterprise Solution Enablement do e-Bay, diz que essa mudança engloba melhorias em 5 pontos fundamentais para tornar a ligação entre consumidor e empresa um sucesso:

1. CONTEÚDO: Dê informações abundantes, mas organizadas, a respeito dos seus produtos. E mais: se os seus produtos permitem combinação entre si, crie sugestões de combinação baseadas em perfis, o que auxilia o consumidor pouco familiarizado com os seus produtos. Exemplo: uma loja de produtos de maquiagem sugere 10 combinações diferentes de Batom + Blush + Sombra nos olhos e direciona o cliente: Quem você quer ser hoje? Uma deusa, uma loba...

2. CONVENIÊNCIA: O consumidor atual é multi-meios, ou seja, a jornada entre a primeira pesquisa e a decisão de compra passa por momentos diversos, passando por buscas em comparadores de preços, sites de review de produtos, lojas de e-commerce, lojas físicas, etc. Conveniência é estar disponível em todos esses meios. Afinal, é comum o cliente fazer pesquisas online e comprar na loja. E também estar na loja, mas comprar online.

3. EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR: O consumidor atual é extremamente exigente e informado e, por isso, exige atendimento à altura. Como mostrou Lisa, "shrink the distance, shrink the time and understand the consumer journey", ou seja, esteja sempre perto do seu consumidor, entregue rápido, e entenda qual a jornada de compra do seu consumidor. Assim você conseguirá prover um atendimento personalizado e de qualidade, com transparência e rapidez.

4. PERSONALIZAÇÃO/ ONE-TO-ONE: Os consumidores gostam de se relacionar com empresas que sabem quem eles são. Com as tecnologias atuais de e-commerce é possível dar um tratamento one-to-one aos consumidores de forma automatizada. Use de forma sábia e aumente consideravelmente as vendas e a satisfação do seu consumidor.

5. RELACIONAMENTO COM OS CONSUMIDORES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: Atualmente as redes sociais impactam diretamente no sucesso ou fracasso de uma marca. Utilize esse meio para divulgar seus produtos e promoções, mas também as utilize como ferramenta de engajamento, contornando as crises, sendo transparente e dando todo o suporte necessário aos usuários que se manifestam por esse meio.

Em resumo, posicione a sua empresa a favor do consumidor. Essa é na nova ordem no varejo mundial.

Fonte: Canaltech