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3 práticas indispensáveis para empresas de comércio eletrônico

A grande concorrência no mundo virtual é um dos desafios a serem enfrentados pelos empreendedores do e-commerce.
Em 2014, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 35,8 bilhões e a previsão para 2015 é de que o ano feche com R$ 43 bilhões. Ao todo, segundo levantamento WebShoppers, realizado pela E-Bit, foram realizadas 103 milhões de compras pela internet no ano passado. Já é um mercado gigante. Mesmo assim, ainda tem muito chão a percorrer. E, hoje, há vários desafios que as empresas que desejam atuar no setor precisam enfrentar.

Abaixo, elencamos três práticas que consideramos indispensáveis para empresas que querem vender pela internet. Confira:

Segurança
Apesar de o volume de compras online ter crescido bastante no Brasil, o consumidor brasileiro ainda não confia muito nesse tipo de transação. Colocar dados bancários ou de cartão de crédito em um site é um tabu para muita gente, ainda. Uma série de variáveis explica: falta de conhecimento dos consumidores para lidar com as ferramentas, pouca disposição das empresas em ensinar, alto índice de fraudes etc.

Por tudo isso, o primeiro passo para vender online tem que ser conquistar a confiança do consumidor. Toda empresa de e-commerce precisa, antes de tudo, ser transparente. Na prática, isso significa: informar endereço físico, telefones, CNPJ, canal direto de atendimento ao consumidor etc.

Além disso, é preciso oferecer ao consumidor ferramentas que garantam a segurança das transações: ambiente seguro com https, certificação dos meios de pagamento, entre outras coisas.

Eficiência na entrega
Para a reputação das empresas de comércio eletrônico, o fator entrega tem um peso muito grande. Atrasos, erro no tipo de produto solicitado, defeitos, violação de embalagens são elementos que contribuem negativamente para a marca. Experiências ruins no setor têm um peso muito grande e podem levar um cliente a nunca mais comprar no seu site. Por isso, invista em sistemas de automação eficientes, mantenha um controle de estoque bem apurado, conte com parceiros confiáveis e ofereça ao consumidor maneiras simples de acompanhar o percurso do produto comprado, da sua empresa até a casa dele.

Marketing
Dominar as múltiplas possibilidades que o mundo digital oferece para a atividade de marketing é outro fator indispensável para as empresas de comércio eletrônico. E, justamente pela infinidade de opções que existem, o primeiro desafio é saber filtrar o que realmente tem potencial para gerar resultados para seu negócio. É comum pensar que presença digital significa criar uma conta em todas as redes sociais existentes e postar amenidades e promoções ao longo do dia. Não é isso. Um bom marketing digital deve começar pela escolha dos canais mais adequados. Em seguida, defina uma estratégia eficiente, estabeleça metas e implemente meios de acompanhá-las até que sejam alcançadas.

Fonte: www.administradores.com.br